Visita de Estudo à região de Palmela

Como alunos da Unisseixal, agora em novas instalações, e no âmbito da disciplina de Temas Económicos e Economia do Mar da Universidade Sénior do Seixal, superiormente administrada pelo Professor Luís Lapa, fizemos hoje, 10 de Novembro de 2021, a nossa primeira aula no exterior, com saída para uma visita de estudo programada, ao Concelho de Palmela.

A comitiva, (muito jovem), composta por 30 elementos, incluindo alunos, amigos e professor, distribuídos por sete automóveis, encontrou-se como previsto no programa, elaborado pelo professor, pelas 09:00H na área de serviço de Pamela, na A2. O clima estava excelente de um verão de São Martinho, com sol e céu azul, portanto, óptimo para o que nos propúnhamos fazer.

No programa constava de que pelas 09:30H haveria uma Receção e acolhimento no edifício Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, seguida de uma palestra de apresentação e caracterização do sector vinícola. Àquela hora, éramos recebidos, simpaticamente, pela responsável Fátima Silva, técnica de marketing daquela instituição.

A palestra proferida pelo Vereador da Câmara Municipal de Palmela Luís Miguel Calha, membro da Assembleia Geral da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, começou pouco depois, no piso superior do edifício, em local muito aprazível com mesas e cadeiras, mas pouco adequado àquele evento.

A dispersão dos presentes por aquele espaço tipo varandim, pouco acústico, não ajudou muito à compreensão de tudo o que foi dito. No entanto, os presentes tentaram seguir com especial atenção a dissertação do palestrante.

Houve espaço a perguntas e respostas e o evento durou pouco mais de meia hora.

No fim fomos agraciados com um Moscatel de Honra (Cortesia Rota de Vinhos da Península) e um saquinho de celofane com bolachas típicas da região. À saída houve ainda quem aproveitasse para comprar algumas garrafas de vinho e/ou de moscatel. Do programa constava que às 11:00H havia uma visita guiada à Adega da Quinta do Piloto, no sopé da Serra do Louro, em Palmela, que incluiria uma Prova de vinhos que, inexplicavelmente, não houve.

Recebidos à hora prevista pela anfitriã Rita Loução, percorremos então os pequenos espaços de depósito e guarda do Moscatel e do Vinho com uma explicação sumária dos processos de fabrico e maturação.  Visitámos ainda uma pequena sala onde encontramos quadros com as fotos do fundador Humberto da Silva Cardoso e de seus sucessores, nomeadamente uma pintura do neto Filipe Cardoso, o actual enólogo da casa, ouvindo ainda uma história sobre como tudo começou; mantendo-se hoje a quinta do Piloto como propriedade de família.

Concluído o programa da manhã, a seguir rumámos ao local de almoço, Algeruz, uma Quinta do primo do professor, local onde já várias vezes foi usado pelas turmas de Economia e que nos é disponibilizado para o efeito. Uns já o conhecem e para os outros é uma boa e agradável surpresa.

A gente da casa prepara os grelhadores e o lume. Os alunos levam os mantimentos e confeccionam as saladas. Outros vão compondo as mesas. Há pão queijo, azeitonas, vinho e a refeição inicia-se num ambiente muito saudável, com alguns constrangimentos de máscaras que se tiram e colocam. No fim até a loiça é lavada por alguns. Escusado será dizer que deste grupo há sempre os que trabalham em prol da turma e aqueles que se sentam à espera que a refeição lhes chegue à mesa…  Entretanto aqueles já se haviam disponibilizado também para comprar carnes, batatas, bebidas, pão, castanhas, pratos, copos, etc. para que nada falhasse. E não falhou.

Destaque ainda para aqueles que, por sua conta, nos presentearam com bolos e pasteis, nomeadamente, a nossa colega e sub-delegada Lúcia Peres.  (Obrigado a todos, digo eu).

Depois do almoço houve leitura, por alguns alunos, de poesia versando “o vinho” tratando-se este da temática da aula de hoje. Alguns outros alunos “botaram a palavra” e, por fim, o professor fez o seu habitual discurso onde incluiu um especial agradecimento aos donos da casa e também o apoio que lhe tem sido dado, assim como um agradecimento à presença de todos.

O fim dos trabalhos ocorreu por volta das cinco da tarde com as despedidas de todos num ambiente de muita satisfação porque tudo correra muito bem, na perfeição, quer no cumprimento de horários quer na postura de todos, o que se realça aqui com agrado.

O delegado de turma

Carlos Pereira

Professor Luís Lapa; alunos: Alda Ramalheira, Amélia Vila Verde, António Lara Cardoso, António Morais Mendes, Arlindo Vila Verde, Carlos Pereira, Célia Teixeira, Elsa Prazeres, Isabel Ventura, João Ventura, José Morais, José Monteiro, José Teixeira, José Vieira, José Romão, Lúcia Peres, Maria Clarisse Marques, Maria do Céu Labrincha, Maria Isabel Louzada, Maria Isabel Luz, Maria Joaquina Pereira, Maria José Bento, Maria Victória Miguel, Raul Coelho, Odete Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *