Pouco passava das 10 horas quando no dia 11 de dezembro numa visita de estudo da turma Tudo é Economia e Economia do Mar, organizada pelo seu Professor Alberto Jacob com a colaboração dos delegados de turma (o qual após a já tradicional paragem nas trouxas da Malveira nos transmitiu vários dados sobre as visitas que iriamos efetuar), deixavam o autocarro que os conduziu às Caldas da Rainha, dirigindo-se de imediato às instalações da Camara Municipal onde foram recebidos pela Vereadora D. Conceição Henriques, detentora de diversos pelouros, e também ligada à Universidade Sénior das Caldas, que desde logo nos esclareceu que embora não detendo uma maioria absoluta, o executivo camarário é de índole independente, constituído por sete elementos, dos quais três independentes, onde se inclui o Presidente, Vice Presidente e ela própria. Após fazer a sua apresentação foi a vez do n/ professor se dar a conhecer e à turma visitante, facultando nomeadamente alguns dados referentes à Unisseixal
Seguidamente a Senhora Vereadora iniciou a sua alocução centrada no historial da cidade ,desde os seus primórdios e seu progressivo crescimento até aos dias de hoje, sempre em conotação com o desenvolvimento económico, pois como bem sabemos, tudo é economia, e como tal presente em todas as fases de evolução das sociedades. Nesta perspetiva transmitiu-nos que o seu surgimento está intimamente ligado aos recursos hidro-termais existentes que despertaram o interesse da Rainha D. Leonor casada com D. João II, que ao passar na zona viu como se banhavam em águas de odor intenso várias pessoas do povo que a informaram que o faziam por as mesmas terem propriedades curativas, o que a rainha experimentou, resultando na cura de males que padecia, pelo que ali mandou construir um pequeno povoado e um hospital, mais tarde ampliado, que por sua vez levou ao desenvolvimento da industria emblemática da cidade, a de cerâmica, pois á época as peças em argila eram parte essencial do seu equipamento.
Com o decorrer dos anos surgiram várias fábricas de cerâmica, e com o desenvolvimento das artes plásticas na região destacaram-se os nomes da pioneira Maria dos Cacos, José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro, Manuel Mafra, João Fragoso e a criação dos museus da Cerâmica, José Malhoa, Museu do Hospital, onde se localiza a piscina onde D. Leonor se banhava.
Assim chegámos ao momento de visitar outro ex-libris da cidade: o tradicional mercado ao ar livre que se realiza de segunda a sexta feira na Praça da República onde se pode encontrar entre outros frutas, legumes, doçaria, frutos secos, ou flores, muito apreciado pelos colegas que logo ali começaram a adquirir as tradicionais cavacas e outros produtos.
Após o almoço, em regime buffet, dirigimo-nos a Rio Maior a fim de visitar as suas salinas e os presépios que nesta época natalícia ali são montados, onde nos esperava a técnica do turismo Charca,(Sara em português), de origem checa e há 21anos a residir no nosso pais, que com boa disposição nos fez seguir de forma atenta as informações que nos transmitiu sobre como se formaram as salinas, a sua forma de funcionamento, (divididas em talhos hoje com 85% dos proprietários associados em cooperativa), os componentes do sal produzido, isento de iodo, e do seu principal mercado : a exportação sendo a Alemanha o maior importador.
Era tempo do regresso e já em viagem o Prof Jacob relembrou o apelo lançado na última aula à causa da instituição “Colmeia Vigilante” representada pela nossa colega Amélia e anunciou que esta iria colocar à disposição daqueles que com a instituição se quisessem solidarizar com uma pequena importância, alguns mimos e rifas, com grande adesão de todos. E assim chegámos ao Seixal deixando o nosso agradecimento àqueles que nos proporcionaram os bons momentos vividos e formulando votos de uma ótima época festiva a todos e respetivas famílias.
HM
Fotos partilhadas pelos alunos Arlindo, Ausenda. Céu, Dorina, Etelvina, Isabel Luz, Romão e Sebastiana
Caldas da Rainha - Receção na Câmara e visita à cidade
Caldas da Rainha - Mercado, museu José Malhoa e piscina
Caldas da Rainha - Almoço, salinas e presépios de Rio Maior