O crescimento económico de Portugal no contexto da EU

Capitalização bolsista

“Nada melhor que iniciarmos uma aula de economia partilhando  mensagem de Mahatma Gandhi que sumariza na perfeição o que decorre da inércia da ação: NADA. No momento difícil por que passam os habitantes dos bairros de LA fustigados pelos incêndios, impõe-se uma reflexão sobre os factos conhecidos à data e o impacto que a recuperação terá na economia da região e não só.

Numa abordagem breve foi feita uma referência aos desígnios que se perfilam no que se espera ser a administração Trump, caracterizada por uma visão mercantilista do mundo global, alicerçada, entre outros aspetos, numa clara falta de humildade e dimensão de estadista que, reiteradamente, mostra não ter. E, neste contexto, cuidado com as redes sociais; impõe-se descodificar certas mensagens antes de assumir o seu conteúdo como válido.

Na linha do que vem sendo abordado em aulas anteriores, continuámos a refletir sobre o tema genérico do crescimento económico de Portugal no contexto da EU, com um olhar atento sobre o comportamento da produtividade por hora trabalhada (em paridade de poderes de compra), com o objetivo de gerar interesse, junto dos alunos, para uma avaliação mais profunda das causas e efeitos que explicam a evolução destes indicadores económicos.

A microeconomia foi, também, tema de reflexão. Neste contexto foi feita uma análise do posicionamento das 10 maiores empresas portuguesas no que se refere à sua valorização na bolsa – capitalização bolsista – quando comparada com empresas de dimensão considerável no espaço europeu. São valores estáticos, pelo que carecem de acompanhamento por parte dos alunos de forma a construir uma visão dinâmica do tema.”

Alberto Jacob

A microeconomia como tema de reflexão

 

 

 

Tabelas retenção na fonte 2025

Na primeira aula de janeiro o nosso professor recebeu-nos com uma mensagem de ano novo ilustrada por um  slide projetado.

Seguiram-se algumas informações prestadas pelo colega, delegado de turma a todos os colegas presentes na aula.

Depois de nos transmitir  algumas considerações sobre as visitas de estudo em organização e a propósito da sua recente visita à Albânia, o Professor Jacob  teceu alguns comentários sobre o País, considerando  os seus naturais como um povo austero, com grande paixão pela liberdade, onde predomina a  religião islâmica, e  que têm a pretensão de aderir à comunidade europeia,  mas  que considera  ainda longe de reunir os requisitos exigidos.

Fez também alusão aos  livros  “Livre” da autoria de Lea Ypi e a “Liberdade, Liberdade, Liberdade” de Mário Vargas Llosa, tendo a palavra “Liberdade” sido escolhida como palavra do ano de 2024 numa iniciativa da Porto Editora

Passando aos temas económicos de maior relevância  na semana, foram abordadas as Tabelas de Retenção na Fonte de IRS, os orçamentos dos municípios e a previsão do crescimento do PIB a nível mundial para o ano em curso..