No âmbito do programa de atividades da Disciplina de Questões de Economia e Finanças do Prof. Luís Lapa, realizou-se dia 20 uma aula aberta sob o tema Orçamento 2016 com uma palestra proferida pelo Dr. JOSÉ LOURENÇO (Ilustre Economista e Antigo Deputado).
- A professora Amélia Costa em nome da Unisseixal, fez a introdução e realçou a importância destas aulas abertas com a intervenção de convidados especialistas nos temas abordados.
- O professor Luís Lapa, responsável pela turma, apresentou alguns dados mais significativos do currículo do nosso convidado Dr. José Lourenço.
- De um modo muito informal e comunicativa, tendo em conta o público nesta sessão, o Dr. José Lourenço, foi abordando o tema, Orçamento para 2016, de modo a que os presentes mantiveram sempre grande interesse e vontade de intervenção por vezes incontida.
PERGUNTAS SOBRE O ORÇAMENTO DO ESTADO
1- O que é o Orçamento de Estado?
2- Como se prepara? Como se discute? Como se aprova?
3- Qual a sua validade?
4- Qual a sua dimensão em termos de PIB Nacional?
5- Quais são as rubricas que mais pesam no no Orçamento do Estado?
6- Como se financia?
7- Quais as limitação que a nossa presença na EU e na zona euro acarretam para o orçamento?
8- O que é o défice orçamental?
9- Qual a associação que existe entre o Orçamento e a nossa Divida Publica?
10- Qual a importância do Orçamento de Estado para o crescimento e desenvolvimento económico do nosso país, nomeadamente para a criação de emprego ,para o combate às desigualdades sociais?
11- O que é que distingue um Orçamento de Estado de um Governo de esquerda, do de um Governo de direita?
Dentro da linha de exposição prevista foi-nos elucidando do que é o orçamento, sua discussão, votação e envio para o Presidente da República.
Com base em quadro disponibilizado tomámos nota do peso muito considerável,46% em Despesa da Administração Pública no valor de 85.700 milhões de euros com um valor de 40% para prestações sociais (Reformas e Pensões, Apoios Sociais, Subsidio Desemprego...), com Despesas com Pessoal de 23,7%.
Financiamento do Orçamento de Estado por:
Impostos, Venda de património, Emissão de Divida……
Também foram tema:
- Pacto Orçamental e suas restrições.
- Aumento da Dívida Pública.
- Peso dos juros da dívida e situação que se poderá prever para um curto ou médio prazo.
Em debate foram apresentadas várias e pertinentes questões por alguns dos muitos presentes, às quais o Dr. José Lourenço com o seu muito conhecimento, foi respondendo e considerando também as relações entre os vários países da União Europeia, o BCE e FMI.
Por último resta-nos agradecer ao Dr. José Lourenço pela disponibilidade e ficamos desde já a aguardar com expectativa uma próxima palestra.
José Capelo
2016-04-20